UFJF recebe conceito máximo do Ministério da Educação

Nota 5 levou em consideração políticas públicas que buscam contato com todo corpo acadêmico

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve nota 5 no processo de recredenciamento institucional feito pelo Ministério da Educação (MEC). O conceito é o máximo a ser alcançado por uma instituição de ensino, com avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Conforme a UFJF, a boa pontuação aconteceu nas cinco dimensões avaliadas: planejamento e avaliação institucional; políticas acadêmicas; desenvolvimento institucional; políticas de gestão e infraestrutura. O relatório apontou para participação da comunidade acadêmica em políticas implementadas pela Universidade, em questões ambientais, de diversidade, igualdade étnico-racial, memória cultural, produção artística e direitos humanos.

 

 

 

O reitor da Universidade, Marcus David, disse que este resultado é reflexo de um trabalho sério e comprometido de toda a comunidade acadêmica. “A nota significa e reforça a excelência da nossa instituição. Gostaria de parabenizar toda a nossa comunidade universitária, as comunidades acadêmicas, os nossos professores, os nossos técnicos administrativos em educação e nossos estudantes. O trabalho de toda nossa comunidade foi absolutamente fundamental”, afirmou em vídeo publicado no site da UFJF.

Na última avaliação, feita em 2010, a Universidade tinha conquistado nota 4, o que mostra um avanço da pontuação nos últimos 13 anos. A avaliação foi realizada de forma virtual, utilizando aplicativos de web conferência e mensagens, entre os dias 31 de maio e 2 de junho. Foram conduzidas entrevistas com diversos setores da instituição, incluindo dirigentes, técnicos administrativos, docentes, alunos, coordenadores de curso e a comissão própria de avaliação institucional. Além disso, foram realizadas visitas virtuais às unidades, bem como a verificação de documentos e informações fornecidas pela instituição de ensino superior.

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