Projeto ‘Enlutar’ do HU-UFJF abre vagas para acolhimento de pessoas que vivem o luto

Serão disponibilizadas 60 vagas para grupos on-line e presencial. Inscrições tiveram início nesta quarta-feira (17).

Estão abertas as inscrições para o projeto “Enlutar”, desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do departamento de Psicologia do Hospital Universitário (HU). Serão disponibilizadas 60 vagas para grupos on-line e presencial para pessoas que buscam suporte psicológico ao luto.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição a partir desta quarta-feira (17).

O “Enlutar” oferece um serviço especializado em saúde mental voltado para o suporte ao luto, visando à prevenção do luto prolongado e ao surgimento de transtornos psicológicos e psiquiátricos.

“O luto é um processo natural e muito singular, pois cada enlutado vivencia este momento de uma forma. Por isso, não há fases, mas sim um processo cíclico que envolve atitudes voltadas para a perda e para a restauração, ou seja, é natural o enlutado oscilar entre momentos de tristeza e dor e comportamentos de retomada dos projetos de vida”, disse a psicóloga do HU, Priscilla Noé.

Encontros

Os grupos ocorrem de forma on-line ou presencial, e os interessados podem optar pela modalidade no ato da inscrição.

São 12 encontros semanais, com duração de aproximadamente uma hora e meia, conduzidos por psicólogos residentes do Hospital Universitário e alunos da Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da UFJF.

Na modalidade presencial, os trabalhos acontecem no Ambulatório de Luto do HU, que possui também assistência psiquiátrica, quando necessária, e suporte de terapeutas ocupacionais.

 

O projeto

Projeto de Extensão Enlutar, projeto de suporte para a morte e o luto teve início em 2020, ofertando vagas para grupos on-line de suporte psicológico a pessoas enlutadas no período da pandemia de Covid-19.

Anualmente são atendidas em média 100 pessoas. Além disso, o projeto desenvolve ações de educação para a morte em espaços como Unidades Básicas de Saúde e treinamentos com profissionais de saúde.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!