Prefeitura disponibiliza WhatsApp para atualização cadastral e recebimentos de confirmações de consultas

A partir desta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibiliza mais um canal de comunicação com a população. Agora, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede municipal poderão entrar em contato através do WhatsApp para realizar a atualização cadastral do CNS (Cartão Nacional de Saúde), informando dados atualizados, como número de telefone e endereço, por exemplo.

Através dessa atualização, o usuário poderá receber informações sobre marcação de consultas e exames especializados no WhatsApp. Para isso, é necessário que o número informado pelo usuário seja vinculado ao aplicativo de mensagens.

O novo serviço é uma ferramenta complementar e não substitui o fluxo de atendimento já realizado nas unidades. Atualizações cadastrais feitas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem acontecendo normalmente, bem como as confirmações relacionadas às marcações de exames e consultas especializadas, realizadas presencialmente ou por ligação telefônica.

Segundo o gerente do Departamento de Planejamento em Saúde, Flávio Henrique de Almeida Junior, este novo recurso visa a complementar e aprimorar os atendimentos já prestados pela Prefeitura: “É um instrumento para beneficiar o usuário, uma forma a mais de atualização dos dados cadastrais e uma forma a mais do usuário receber a confirmação da marcação do seu procedimento.”

 
Como atualizar o cadastro?

Para realizar a atualização, o usuário deve enviar uma mensagem, através do WhatsApp, para o número (32) 98506-0127, informando os dados necessários para a atualização cadastral e um número pessoal que possua conta no aplicativo de mensagens. Dessa forma, a Secretaria de Saúde (SS) poderá entrar em contato para o envio das confirmações sobre os procedimentos solicitados pelo usuário.

 

Importância da atualização cadastral

A atualização dos dados cadastrais é de extrema importância para que o serviço municipal de saúde tenha contato direto com o usuário, para dar prosseguimento aos procedimentos necessários. “O usuário precisa manter seus dados cadastrais sempre atualizados, pois é justamente através dos dados fornecidos que nos referenciamos para entrarmos em contato”, destaca Flávio Henrique.

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