Previous
Next

Inauguração

De acordo com informações da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o Parque Halfeld foi inaugurado em 15 de junho de 1902, ofertado pelo Coronel Francisco Mariano Halfeld, filho do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld.

 

A gleba que daria lugar ao parque foi adquirida do engenheiro Halfeld pela Câmara Municipal em 1854, com projeto paisagístico assinado por Miguel Antônio Lallemont e execução a cargo de Júlio Monfá e André Halfeld, todos contratados pelo Legislativo em 1880. No entanto, a obra do largo municipal foi rejeitada tanto pelo povo, quanto pelos vereadores.

Origem

A proposta era construir no espaço um jardim em estilo inglês, modelo que predominou na Europa e no Brasil durante o século XIX e o inicio do XX.

"Era uma mostra deste movimento urbano, inicialmente um parque municipal, um espaço fechado utilizado como área de lazer contemplativo e de passeio. Uma função que ainda encontramos no Campo de Santana e Passeio Público no Rio de Janeiro ou o Parque Municipal em Belo Horizonte", analisou Olender.

Ao nomear o espaço, a portaria de 1901decidiu batizar em homenagem ao Halfeld que viabilizou a criação do local. Já a rua, paralela, foi em honra ao pai, fundador da cidade, como explicou o historiador Roberto Dilly.

Finalidade

"O espaço não tinha unicidade, servia para diferentes eventos, recebia circos e corrida de touros. As pessoas se reuniam. Na segunda metade do século XIX, os municípios começam a ter este tipo de postura, com o crescimento urbano muito acentuado, começa a ter necessidade de reservar uma área da cidade como um pulmão, uma área urbana", explicou o arquiteto, historiador e professor do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcos Olender.

Parque ou praça?

No projeto original, o espaço era todo cercado por um gradil, como mostra a imagem ao lado. Com o tempo, o local foi todo aberto, mas o nome se manteve

"Para ser parque, tem que ser gradeado, ter horário de abrir e fechar, oferecer espaço de lazer para a população. Ele tinha esse gradil, mas foi removido. Deveria ser chamado de praça, em mais uma destas questões mal resolvidas de Juiz de Fora", destacou Roberto Dilly.

Segundo o historiador marcos Olender, a retirada da restrição do espaço foi uma prova de que o projeto do jardim em estilo inglês foi adaptado às necessidades da cidade.

"Com o processo de continuado crescimento urbano, se transformou. Perdeu a função de parque em uma cidade cada vez mais populosa, com mais serviços e comércios. Aquele espaço que era para o lazer contemplativo, perdeu os gradis e começa a ter um processo de refuncionalização".

registro-da-camara-municipal-de-juiz-de-fora-mostra-o-gradil-que-cercava-o-parque-halfeld-

Biblioteca Municipal

 
A criação de uma biblioteca pública em Juiz de Fora foi proposta em 1888, pelo vereador Fonseca Hermes e inaugurada oficialmente em 28 de dezembro de 1897, no prédio da Câmara Municipal.

O pavilhão construído para guarda de materiais de jardinagem tinha estilo eclético, abrigou a Biblioteca Municipal até a década de 1940 e possuía dois andares onde funcionaram a primeira rádio da cidade.

De acordo com a Dipac, mais modificações no espaço foram realizadas com o tempo e a sede da Biblioteca Municipal foi redesenhada pelo arquiteto Raphael Arcuri, em estilo art-déco, sendo inaugurada em meados da década de 1930. Não há informações precisas de quando esta edificação foi demolida. "Era um prédio lindo, com arquitetura que tinha arabescos e remetia à cultura árabe",

predio-da-biblioteca-municipal-no-parque-halfeld (1)
Parque Halfeld e ao lado o prédio da Prefeitura.

José Eduardo Araújo comentou: Palanque da PRB-3 no Parque Halfeld durante o carnaval

Em pé Santiago, Teixeira Neto( tinha o programa de auditório Festa na Taba) e Mário Helênio Década de 1950 Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Parque Halfeld Podemos ver Parte da Câmara Municipal, Quiosque, Biblioteca, Chafariz e um pequeno canal com um pequeno Monumento que desapareceu como tantos outros Data não informado Foto Colorizada por Tony Costa Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo
Igreja Metodista Vista do interior do Parque Halfeld Rua Marechal Deodoro - 700


Década de 1950

Acervo Mauricio Lima Corrêa

Projeto do Jardim da praça Coronel Francisco Halfeld Atualmente Parque Halfeld


Foto Louise Torga

Acervo Arquivo Histórico de Juiz de Fora

Rua Marechal Deodoro com a Avenida Barão do Rio Branco. Veiculo em destaque na esquina do Parque Halfeld.


A Frente o saudoso Rocha Hotel em 1964.

Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo

Fundação Educacional Machado Sobrinho Parque Halfeld Alunas da Escola Técnica de Comercio Machado Sobrinho posando para Fotografia em 1955 Coordenador Helio Noronha Filho


Fotografia Colorizada por Rafael Loureiro

Acervo Memorial Machadense

Parque Halfeld Avenida Barão do Rio Branco onde podemos ver o Rocha Hotel e os carros de praça atuais TAXI


Década de 1960

Colorizada por Adriano José

Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo

Capotamento nas proximidades do Parque Halfeld Rua Santo Antônio


Provavelmente inicio da década de 1960

Colorizada por Rafael Loureiro

Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo

Avenida Barão do Rio Branco Parque Halfeld Placar Eleitoral instalado no Parque Halfeld


As eleições em Juiz de Fora em outubro de 1958

Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo

Parque Halfeld Chafariz do Parque Halfeld Podemos ver a Câmara Municipal e parte do quiosque


Provavelmente década de 1910

Colorizada por Rafael Loureiro

Acervo Humberto Ferreira

Avenida Barão do Rio Branco Parque Halfeld Placar Eleitoral instalado no Parque Halfeld


As eleições em Juiz de Fora em outubro de 1958

Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo

Parque Halfeld Chafariz do Parque Halfeld Podemos ver a Câmara Municipal e parte do quiosque


Provavelmente década de 1910

Colorizada por Rafael Loureiro

Acervo Humberto Ferreira

Guiseppe Caporalli

"retrata dois anjos em um vôo sereno"
Saiba Mais

Caio Viana Martins

“Um escoteiro caminha com as próprias pernas”
Saiba Mais

Henrique Fernando Halfeld

Monumento em homenagem a Henrique Halfeld
Saiba Mais