PJF anuncia instalação de empresa italiana de tecnologia automotiva

TC Projetos é integrante do Tecnocad Group e já começa suas atividades na próxima segunda-feira no Critt/UFJF

A chegada em Juiz de Fora de um escritório da TC Projetos, empresa de tecnologia automotiva integrante da italiana Tecnocad Group, foi anunciada nesta quinta-feira (6) pela Prefeitura (PJF). A unidade já começa suas atividades na próxima segunda-feira (10) no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Critt/UFJF). “A oferta de capital humano altamente especializado, com universidades e cursos técnicos de qualidade, fizeram de Juiz de Fora a escolha para a instalação”, afirma o Executivo municipal. A empresa está no ramo automotivo há 37 anos na Itália, fornecendo tecnologia para gigantes como Ferrari, Maserati, Iveco e Stellantis.

Os trabalhos serão focados, inicialmente, em validação virtual (cálculo), com 15 profissionais. Com o aumento da demanda, a sede em Turim espera que esse número chegue entre 150 a 200, em dois anos. A proposta também é desenvolver pessoas nas fases anteriores de design (parte criativa e conceitual do veículo) e CAD (Desenvolvimento do Produto nos Softwares 3D). “As próximas etapas são o treinamento gratuito para os interessados e posterior contratação. Temos projetos já que demandam profissionais, tanto no Brasil, quanto na Europa, diretamente para nossa sede. Nossos profissionais de Juiz de Fora, depois do treinamento, farão parte de um time global e serão responsáveis pelo projeto de uma parte específica de um veículo. Todo o sistema é interligado, e essas peças se juntarão ao restante do veículo seguindo todas as suas fases de desenvolvimento”, destaca o gerente técnico da TC Projetos, José Luiz Ferreira, conforme divulgação da PJF. Segundo ele, na fase de expansão das atividades, carros movidos a eletricidade poderão ser montados e distribuídos a partir de Juiz de Fora, considerando sua localização privilegiada.

 

 

 

“Trata-se de uma empresa intensiva em tecnologia e conhecimento, que pode ter impacto positivo na economia local, em especial por favorecer a conexão entre a vigorosa rede de ensino e pesquisa que a cidade dispõe e o setor produtivo, além da relação com um centro relevante na produção automotiva, que é a Itália. Ademais, há fortes raízes italianas em Juiz de Fora, o que fortalece o elo da empresa com a cidade”, comenta o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, por meio da assessoria.

Depois de a empresa procurar a secretaria, a PJF fez a mediação com a UFJF. A empresa já havia realizado na universidade, em abril, o workshop “Projeto Automotivo”, especialmente para os cursos de engenharia mecânica, elétrica e de produção. “Somos uma empresa de tecnologia na área de engenharia/técnica no desenvolvimento de produto automotivo. O ponto determinante para escolher Juiz de Fora foi a vasta oferta de capital humano altamente especializado. Uma vez que exportamos serviços de projeto automotivo, o treinamento dessa mão de obra segue os padrões que deram certo na região metropolitana de Belo Horizonte”, aposta Ferreira.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!