“Nunca tive problemas”: agricultor ainda usa Windows 95 até hoje e defende sistema operacional da Microsoft por causa de ovos

Ele nem sequer atualizou o computador desde que o comprou

Windows 95 é um dos sistemas operacionais mais influentes da história da Microsoft. Recentemente, membros da marca comemoraram o 30º aniversário do lançamento do Windows 95, uma ocasião que destaca a importância deste sistema operacional para a empresa fundada por Bill Gates. Surpreendentemente, apesar de a empresa estar atualmente tentando incentivar a migração para o Windows 11 para todos os usuários do Windows 10, ainda existem muitas instituições ou usuários que continuam a aproveitar a ferramenta que lançaram em 1995.

Como aponta o portal PC Gamer, um bom exemplo disso seria uma granja avícola em Dusseldorf, na Alemanha, que usa o Windows 95 como sistema operacional principal. Aparentemente, o sistema operacional da Microsoft consegue controlar uma máquina de contagem de ovos de 40 x 40 metros, o que é incrível considerando que o suporte estendido ao Windows 95 terminou em 2001. Apesar disso, Peter Huber (o fazendeiro em questão) continua dependente do software por um motivo muito importante: os detalhes do programa.

Um contraste com o Windows 11

Como o próprio Huber revelou, o software que ele usa para sua máquina de contagem de ovos é muito específico e, portanto, carece de atualizações modernas. Aliás, ele descobriu recentemente que o programador original do software não está mais disponível para adaptação e, portanto, não foi atualizado para sistemas mais recentes. Apesar disso, Huber não tem problemas, pois garante que o sistema sempre funcionou “de forma suave e estável” e, portanto, não teve problemas com ele desde a instalação.

Surpreendentemente, o agricultor vai além e afirma que o programa, que roda no Windows 95, é mais fluido do que outras versões modernas, alegando que os computadores atuais demoram mais para inicializar. Além disso, seu sistema não está conectado à Internet, o que minimiza os riscos de segurança, apesar da idade avançada. Este caso exemplifica perfeitamente o clássico mantra “em time que está ganhando não se mexe”, uma prática que se aplica a setores onde o software desempenha sua função com perfeição.

Ao contrário do Windows 10 e do Windows 11, duas opções que frustram os usuários devido aos requisitos de atualização, o fazendeiro Peter Huber afirma não ter atualizado seu computador desde que o adquiriu e, apesar disso, nunca teve problemas. Portanto, manter o Windows 95 pode ser muito prático em alguns casos, especialmente aqueles em que não há necessidade de atualizar o hardware ou o software devido a necessidades muito específicas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!