Novo processo de desassoreamento do Rio Paraibuna começa em JF

Ação envolve retirada do acúmulo de areia, entulhos e materiais sólidos do Rio Paraibuna para prevenir enchentes e alagamentos

Os trabalhos de desassoreamento do Rio Paraibuna, em Juiz de Fora, começaram novamente nesta segunda-feira (7). A ação ocorreu no ano passado e já estava prevista para acontecer também em 2023. Os serviços foram iniciados pelas equipes da Secretaria de Obras (SO) no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Zona Sudeste da cidade, com a limpeza de resíduos artificiais, detritos e lixos. A previsão é de que a ação ocorra durante os próximos meses.

O desassoreamento consiste na retirada do acúmulo de areia, de entulhos e materiais sólidos do rio, com o objetivo de prevenir enchentes e alagamentos no período de chuvas, além de melhorar a capacidade da vazão dos cursos de água.

 

 

 

“O objetivo maior desta atividade é a limpeza dos córregos e do Rio Paraibuna, para a retirada do excesso de areia e das ‘ilhas’ que ficam no leito do rio”, ressalta o secretário de Obras, Lincoln Santos. A diminuição destas ‘ilhas’ melhora o escoamento da água e sua qualidade.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!