Minas Láctea começa nesta terça, com expectativa de reunir mil visitantes por dia

Minas Láctea, este ano, acontece exclusivamente no Instituto de Laticínios Cândido Tostes

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) sedia, a partir desta terça-feira (18), o Minas Láctea 2023. A expectativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é de que mais de mil pessoas passem pelo evento por dia, que acontece até quinta-feira (20). A programação inclui o 36º Congresso Nacional de Laticínios, a 42ª Semana do Laticinista, o 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL) e a 47ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), além de debates sobre inovação e empreendedorismo.

De acordo com a Epamig, são aguardados 300 congressistas. Além disso, pelo menos 65 laticínios devem participar do concurso, considerando que o evento também recebe inscrições de última hora. Até sexta-feira (14), 120 pessoas estavam inscritas nos cursos que serão ministrados durante o evento. A previsão de público, de mil visitantes por dia, tem por base as inscrições prévias.

 

 

 

Na parte da manhã, de 8h ao meio-dia, o Minas Láctea recebe a programação científica, com o Congresso e a Semana do Laticinista, voltada especialmente para pesquisadores e profissionais da indústria laticinista. Já no período da tarde, de 14h às 21h, acontece a Expolac, aberta para o público geral, com palestras, exposições e estandes para degustação de produtos, um diferencial da edição deste ano.

Diferentemente das edições anteriores, o Minas Láctea 2023 não realiza a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq). A exposição, entretanto, volta a ser realizada na próxima edição. Além disso, o evento irá ocorrer exclusivamente nas dependências do ILCT e não também no Expominas, como era de costume.

A mudança traz uma boa expectativa em relação à aceitação do público, por conta da localização mais central, de acordo com a coordenadora da comissão científica Renata Golin. “Esse ano, sendo no ILCT, acredito que vai atrair um público maior, porque as pessoas não precisam se deslocar até o Expominas.” A coordenadora destaca, ainda, o diferencial da Exposição de Produtos Lácteos, que, geralmente, era caracterizada pela exposição de marcas, mas, dessa vez, contará também com degustação e oficinas. “Essa parte de venda de produtos vai atrair bastante gente para conhecer e para comprar os produtos expostos.”

‘Inovação e Gourmet’ é o tema do Minas Láctea

O Minas Láctea 2023 terá como tema “Inovação e Gourmet”, com a proposta de criar uma aproximação entre o setor e o público, de acordo com o coordenador da Expolac, Nelson Tenchini.

“Nós fazemos um concurso de nível nacional e queremos aproximar isso de quem consome, tanto as pessoas nas suas casas, nas suas receitas, quanto os restaurantes, as pizzarias, os hotéis e os supermercadistas”, explica. “Estamos criando também um ambiente de negócios para que as pessoas conheçam os produtos, possam degustá-los e façam essa ligação entre a gastronomia e a fonte da matéria-prima, que são os laticínios.”

Para a edição deste ano, o evento contará com agenda de palestras e de harmonizações envolvendo diferentes tipos de queijos, sorvetes e outros lácteos, produtos de leite de cabra e de ovelha, vinhos, cafés, cachaça, cervejas artesanais e azeites. Para esta agenda, as vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas no local de forma gratuita. Os visitantes ainda poderão conferir a tradicional vitrine para produtos derivados do leite de diversas regiões do Brasil, além de aproveitar a degustação em estandes especiais.

A Expolac também receberá a final do 2º Concurso Gastronômico DeLeite Mineiro na quinta-feira, às 15h30, além da premiação do 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, que também acontece na quinta, às 19h15. O Concurso Gastronômico DeLeite Mineiro irá premiar os estudantes do Curso de Gastronomia do UniAcademia que criarem os melhores pratos que tenham como ingredientes produtos lácteos participantes do Minas Láctea 2023.

Outra novidade é um espaço dedicado aos produtores de queijos artesanais, coordenado pelo Sebrae-MG. Associações de nove regiões produtoras do estado farão exposições de seus produtos, sendo que cada região contará com pelo menos dois representantes.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!