JF Sabor começa nesta sexta trazendo a ‘Identidade’ como tema

50 estabelecimentos participam do concurso, que já está em sua 21ª edição e é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Zona da Mata

Para a organização do JF Sabor, trazer a “Identidade” tem o intuito de valorizar a culinária mineira, principalmente depois do reconhecimento dela como Patrimônio Cultural de Minas Gerais (Foto: Gal Oliveira/ Divulgação)

Começa, nesta sexta-feira (1), a 21ª edição do JF Sabor, festival gastronômico promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Zona da Mata. Até o dia 1º de outubro, 50 estabelecimentos apresentam as receitas que elaboraram para o evento, que tem a “Identidade” como tema. Além disso, era obrigatório o uso de um dos três ingredientes: milho, cachaça e café. Os pratos podem ser conferidos no site oficial 

As receitas participantes competem em dez categorias: cozinha oriental, sanduíche/hambúrguer, pizzas, massas, quitandas, drinks ou coquetéis com cachaça, self-service, sobremesas/confeitaria, petiscos/porções e prato principal. Como forma de ampliar o público, o JF Sabor incrementa, pelo segundo ano consecutivo, a categoria não competitiva que envolve alimentos diet, light, sem glúten, sem lactose, veganos ou vegetarianos.

 

O júri avalia os pratos a partir de alguns critérios, como adequação ao tema; criatividade; harmonia/sabor/temperatura; apresentação e a utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios. O público também vota, por meio do site, e avalia a apresentação e o sabor, com notas entre 0 e 5.

De acordo com a organização do JF Sabor, trazer a “Identidade” como tema, deste ano, teve como intuito valorizar a culinária mineira, principalmente depois do reconhecimento dela como Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com o milho e a mandioca. Isso, para eles, ainda tem reflexo nos estabelecimentos que participam do concurso, pois estão em todas as regiões de Juiz de Fora, bem como na zona rural, e apresentam diferentes receitas, que conversam diretamente com a proposta de cada chef, ao mesmo tempo que falam sobre Minas Gerais. As opções vão do café da manhã ao jantar.

 

números

 

Em 2022, de acordo com a Abrasel, 19.185 pratos foram vendidos durante o JF Sabor, o que representou um incremento de 20% no faturamento de 90,7% das casas participantes. Além disso, 16,7% dos estabelecimentos afirmaram ter realizado uma contratação para corresponder a demanda do evento. E 87% deles registraram crescimento de até 20% no delivery e take way, o que também foi percebido no número de frequentadores dos lugares.

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