Evento da Epamig para estudantes do ensino médio tem inscrições abertas

O evento é gratuito e aberto a qualquer instituição de ensino que possua turmas de 3º ano do Ensino Médio, seja ela pública ou particular

Escolas e instituições de ensino médio podem se inscrever para a Tecnolac 2023, evento promovido pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O evento acontece entre os dias 21 e 22 de setembro, de 7h30 às 12h, no ILCT, em Juiz de Fora. As inscrições devem ser feitas até até o próximo dia 31 neste link.

Segundo a Epamig, a Tecnolac tem o objetivo de ampliar a difusão de tecnologias do setor de leite e derivados, além de apresentar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio o curso superior de Tecnologia em Laticínios, oferecido pelo Instituto desde 2022. O evento é gratuito e aberto a qualquer instituição de ensino que possua turmas de 3º ano do ensino médio, seja ela pública ou particular. 

 

 

 

“Optamos pelo foco em estudantes do 3º ano do ensino médio, pois acreditamos que eles possam se tornar multiplicadores e compartilhem o conhecimento que vão adquirir durante as atividades com mais pessoas. Além disso, será uma oportunidade para conhecerem a grade curricular e o projeto pedagógico do nosso curso de graduação”,  explica o professor-pesquisador da Epamig ILCT e um dos organizadores do evento, Felipe Alves de Almeida. 

No total, dez oficinas serão oferecidas, apresentando desde questões mais teóricas, como a microbiologia e a físico-química de leite e derivados, até a fabricação de produtos lácteos, como manteiga, queijo Minas Frescal, requeijão e gelados comestíveis. Também haverá apresentação de tecnologias geradas pela Epamig ILCT ao longo dos anos, como o “kefirgerante” e a utilização de luteína para melhoria de alguns produtos lácteos. O conteúdo será repetido nos dois dias do evento e cada instituição de ensino poderá participar apenas em um dia.

De acordo com o professor, os estudantes serão divididos em grupos de aproximadamente 25 pessoas, que participarão de todas as oficinas, permanecendo de 15 a 20 minutos em cada uma. Visitas guiadas à fábrica-escola da Epamig ILCT encerrarão as programações dos dois dias, para que os participantes possam ter contato com equipamentos de escala industrial.

A seleção será feita com base no índice de aprovação de cada escola, instituição ou centro de ensino. Caso seja selecionada, a instituição deverá enviar uma lista com os nomes dos estudantes para inscrições individualizadas e, posteriormente, confecção de certificados. O número limite é de 50 pessoas por instituição.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!