Estúdio mineiro participa da primeira Fashion Week de inteligência artificial de Nova York

Designers de todo o mundo produzem coleções virtuais de moda, que podem ser vistas no site do evento e votadas pelo público. O Studio Éden é de São João Nepomuceno e busca vaga na semifinal; veja como e onde votar.

O Studio Éden, de São João Nepomuceno (MG), participa da primeira Fashion Week de inteligência artificial de Nova York. Na competição, designers de todo o mundo produzem coleções virtuais de moda, que podem ser vistas no site do evento e votadas pelo público.

O estúdio mineiro está na segunda fase, que conta 150 designers, e precisa estar entre as 10 mais votadas para atingir a classificação para a fase semifinal. Os 3 primeiros colocados terão as coleções produzidas e vendidas pelo Grupo Revolve, que é uma gigante da moda mundial.

A sócia-proprietária do Éden, Fernanda Knop, destacou a importância de participar desse momento de pioneirismo e inovação, que tem se tornado uma tendência crescente em todo o mundo. Marcas famosas já têm usado inteligência artificial em campanhas recentes.

“Representar o país e a cidade significa que nós estamos caminhando junto com o mundo da moda, sem ficar para trás. Estamos juntos, páreo a páreo, podendo concorrer com designers e estilistas do mundo todo.”

 

Na AI Fashion Week, o Studio Éden concorre com a coleção intitulada de “Flor da Pele”. De acordo com Fernanda Knop, a inspiração foi o Jardim de Monet e os diversos elementos visualizados no local, através da janela da casa dele.

“A gente via da janela da casa dele, pela cortina. Eram transparentes as flores e tudo isso a gente usa para desenvolver a coleção, na escolha do tecido, das cores. A gente ainda traz o expressionismo de Monet, a ‘belle époque’, nas silhuetas das peças. É um trabalho de pesquisa bem grande para desenvolver a coleção.”

Para seguir à próxima etapa AI Fashion Week, o Studio Éden precisa estar entre as 10 coleções votadas no site do evento. Na plataforma virtual, os usuários deverão, após efetuar o login, procurar o nome “Alves Knop” e confirmar o voto no representante da Zona da Mata de MG.

Veja algumas imagens da coleção:

 

Studio Éden  — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

Studio Éden — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

Studio Éden — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

Studio Éden — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

Studio Éden — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

Studio Éden — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

Studio Éden — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

Studio Éden — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

Studio Éden — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

Studio Éden — Foto: Reprodução/AI Fashion Week

 

 

Saiba como votar

 

A Prefeitura de São João Nepomuceno postou no Youtube um vídeo com o tutorial para auxiliar os usuários na votação. (Veja abaixo).

O prazo para votar na “Flor da Pele” se encerra na próxima sexta-feira (5).

A previsão é de que o resultado dos 10 semifinalistas seja divulgado no dia 8 e com os finalistas no dia 25 de maio. Todas as peças da coleção estão disponíveis para visualização no site AI Fashion Week.

 

Sobre a coleção

 

A coleção “Flor da Pele” conta com a seguinte descrição feita pelas representantes do Studio Éden:

 

“Quando, como e onde os sentidos e significados se encontram e causam esse múltiplo e contingente?

É um encantamento do olhar; em uma respiração profunda; em um silêncio reconfortante; num toque que acalma e nutre a alma; de sabor surpreendente; e em sons que confortam… enfim, num encontro especial, num renascimento, numa nova conquista.

Isso é estar no limite! Permita-se ir além da razão pura, deixando os sentidos emergirem no brilho de cada ideia e detalhe presente no devir do mundo e da vida.

É nessa atmosfera que a coleção “Flor da Pele” de Julia Carrero – inverno 24/25 nos leva a abrir as janelas dos olhos da alma e penetrar no Jardim de Monet, simbolizando a feminilidade e o romantismo de mulheres fortes em suas fragilidades.

Os tecidos utilizados são leves, lembrando o sopro do vento sobre o jardim, movendo o olhar de um lado para o outro, tentando acompanhar sua fluidez. Tecidos texturizados e bordados simbolizam o toque macio de uma rosa, enquanto o cetim e os babados nos fazem mergulhar no jardim aquático de Monet.

Em especial, foram adicionados tecidos com leves interferências de listras e transparências, remetendo às janelas e cortinas de Monet (a principal inspiração para esta coleção é um olhar mais atento ao jardim através das janelas).

 

Assim, buscou-se inspiração para a combinação de cores da coleção Jardim Monet, pois ela é contemplada com os mais variados tons de verde, azul e rosa, incluindo o branco (que nos lembram a vida do jardim, as cortinas das janelas, e também uma tela em branco e o off-white da parede de sua casa, respectivamente).

A modelagem traz o perfume da “belle époque”, com mangas bufantes, cintura marcada, gola alta e influências da arquitetura de jardins e casas, que apresentam recortes quadrados e fendas

Recortes no peito formando escudos de proteção, para mostrar toda a força e luta da mulher junto com sua feminilidade à flor da pele a todo momento. Flores e folhas não poderiam faltar, se misturando no jardim e nas estampas corridas e localizadas, que finalmente conceituam as peças da coleção.”

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!