Encontro do Automóvel Antigo volta à UFJF após quatro anos

23ª edição do evento acontece na Praça Cívica da UFJF no próximo fim de semana

Mercedes-Benz 230.6, ano 1975, conhecida como Barra 8, é uma das joias que serão exibidas no evento

Depois de quatro anos, o Encontro do Automóvel Antigo volta a ser realizado em Juiz de Fora. O evento, que acontece de dois em dois anos, não pôde ser realizado em 2021, em virtude da pandemia de coronavírus. A 23ª edição acontece nos dias 25, 26 e 27 de agosto, na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encontro, que é organizado pelo Instituto Cultural Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, espera receber cerca de 150 carros, a partir de 20 anos de sua fabricação, e contará com praça de alimentação, estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com produtos fabricados pela instituição, e áreas de venda de peças e artesanato. A organização também irá promover premiações diversas, além da 2ª edição do Troféu Juracy Neves, homenagem ao fundador do Grupo Solar de Comunicação. A entrada será aberta ao público nos três dias de evento.

Os carros chegarão à Praça Cívica na sexta-feira (25), a partir do meio-dia, e ficarão expostos até as 18h. No sábado (16), a exposição começa às 9h e vai também até as 18h. À noite, será realizado no Trade Hotel um jantar para convidados, em que serão entregues as premiações, incluindo o Troféu Juracy Neves. Henrique Thielmann, presidente do Instituto Cultural Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora e organizador do encontro, explica que “em torno de 25 carros serão premiados: destaque por década, nacional, estrangeiro, melhor carro importado e nacional, e o melhor carro do evento, conhecido como ‘The best of show’. A escolha dos premiados será feita por convidados, que irão avaliar os modelos expostos”. No domingo (17), último dia do evento, os carros estarão na Praça Cívica de 9h às 13h.

 

 

 

Segundo Henrique, não existe prazo nem limite de inscrições. Quem deseja se cadastrar com antecedência no evento pode acessar o site do Clube do Automóvel Antigo e, durante a exposição, a secretaria da organização estará funcionando e irá realizar a matrícula de quem desejar exibir o seu veículo. Thielmann explica que o encontro possui uma característica especial com relação aos demais. “Nosso conceito não é quantidade, e sim diversidade e qualidade. Então, prefiro ter um modelo de cada carro do que vários, já que quem visita pode acabar se cansando de ver modelos repetidos, pois a maioria do público que visita não é especializado em carros. Essa diversidade de modelos torna a experiência muito mais agradável”, afirma.

Além de promover a exposição de modelos clássicos de carros, Henrique acredita que o evento também pode promover um papel social e econômico para Juiz de Fora. “O automóvel antigo nada mais é que a possibilidade de convivência entre as pessoas. Eu falo que ter o automóvel antigo é a justificativa para encontrar amigos. Além disso, muitos vêm de fora para apresentar seu carro na cidade, o que significa mais recurso para Juiz de Fora, já que as pessoas gastam com alimentação e hospedagem, por exemplo”, avalia Thielmann.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!